A Kia, renomada montadora sul-coreana, acaba de surpreender o mercado automobilístico com o lançamento do seu mais novo modelo elétrico, o Kia Ray EV. 


Esta minivan compacta, com um design que lembra os populares "kei cars" japoneses, chegou ao mercado com um preço que chama a atenção: aproximadamente 20 mil euros, o que equivale a cerca de R$ 105 mil. 



Vamos explorar todos os detalhes deste lançamento e entender por que o Kia Ray EV está gerando tanto interesse.


  • A Kia lançou o Kia Ray EV, uma minivan elétrica compacta com preço acessível.

  • O veículo tem um design distinto e prático, com dimensões menores do que um Renault Kwid.

  • O interior oferece configurações flexíveis, incluindo opções de quatro, dois ou um lugar.

  • O Ray EV é equipado com um motor elétrico de 87cv e uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 35,2kWh.

  • Sua autonomia atinge até 233 quilômetros na cidade e 205 quilômetros em ciclo combinado.

  • O tempo de recarga varia de 40 minutos em carregamento rápido a cerca de 6 horas em uma tomada doméstica.

  • Com um preço competitivo, design atraente e autonomia impressionante, o Kia Ray EV promete ser uma opção acessível para a mobilidade elétrica.


Uma minivan compacta com visual distinto

O Kia Ray EV possui um visual distinto e atraente, com uma silhueta quadrada que lembra os "kei cars" japoneses e vans. Com quatro portas, sendo as traseiras com abertura corrediça e as dianteiras com abertura convencional, oferece uma combinação única de praticidade e estilo. 


Suas dimensões compactas impressionam, com apenas 3,59 metros de comprimento, tornando-o ainda mais compacto do que um Renault Kwid, e uma altura de 1,7 metros.


O interior do Kia Ray EV é altamente configurável, permitindo que os proprietários escolham entre versões com quatro lugares, dois lugares ou até mesmo apenas um. 



Embora haja poucas imagens disponíveis do interior, a Kia já confirmou a presença de um painel digital de 10,25 polegadas e a conveniência da partida por botão.

Desempenho e autonomia

Sob o capô, o Kia Ray EV é equipado com um motor elétrico de 87cv e um torque de 14,9kgfm. A energia é fornecida por uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) com capacidade de 35,2kWh, garantindo uma autonomia impressionante. 


Com uma única carga, o Ray EV pode percorrer 205 quilômetros em condições de ciclo combinado, enquanto na cidade, a autonomia prometida é de 233 quilômetros.


A versatilidade do Ray EV também se destaca no tempo de recarga da bateria. Em carregamento contínuo de 150kW, a bateria pode ser recarregada de 10% a 80% em apenas 40 minutos, tornando as viagens mais práticas e eficientes. 


Para recarregar em casa, o processo leva cerca de 6 horas, embora o tempo exato possa variar de acordo com a temperatura da bateria e as condições externas.


Com o lançamento do Kia Ray EV, a Kia demonstra seu compromisso com a mobilidade elétrica acessível. Com um preço competitivo, design distintivo e uma autonomia impressionante, esta minivan elétrica é uma opção atraente para aqueles que buscam um veículo elétrico prático e eficiente. 


Embora o lançamento tenha ocorrido inicialmente no mercado coreano, o Kia Ray EV certamente despertará interesse em todo o mundo, oferecendo uma alternativa viável e econômica para a mobilidade elétrica.


Descubra mais inovações emocionantes! Explore outros artigos no blog da Saga Kia e esteja sempre por dentro das últimas novidades automotivas. Clique aqui e mergulhe no mundo Kia!